Se preparem concorrentes!
Editado por: Romulo Almeida
A Google anunciou hoje na tarde desta terça-feira (19/03) sua própria plataforma de games: Stadia.
A plataforma foi apresentada como um serviço de streaming que promete levar jogos de ponta, que exigiriam hardware avançado para qualquer dispositivo (celulares, smartvs, tablets, etc) que tenham conectividade com o chrome.
“Descobrimos que podemos levar qualquer jogo grande para qualquer dispositivo por meio do Google Chrome”, afirmou o presidente da Google Sundar Pichai no palco da GDC 2019 em San Francisco, Estados Unidos.
A principal novidade do serviço seria dispensar o uso de consoles para realização de lives e stremings, uma vez que a plataforma na fará a ligação simultânea com o YouTube.
Além do anúncio da plataforma, foi anunciado também o Stadia Controller. O controle tem uma aparência muito similar ao controle do Xbox e já virá com um botão com função similar ao share do PS4, no qual o jogador poderá iniciar o streaming.
Sobre a plataforma dispensar o uso de console, Phil Harrison foi enfático:
“O Stadia oferece acesso instantâneo aos jogos, sem a necessidade de downloads ou instalação.”
A maior discussão que acerca a plataforma aqui no Brasil, seria o uso de dados e desempenho dos streamings, uma vez que durante a demonstração de Assassin’s Creed Odyssey, o mesmo rodou e consumiu 300 GB de dados em 50 horas. Muitos se perguntam como será o tempo de resposta aqui no Brasil em que a internet não se desenvolveu na mesma velocidade que no exterior. Segundo o anúncio, os jogos serão transmitidos perfeitamente em 4K a 60 quadros por segundo em HDR e som surround em uma conexão de 25 Mbps e a princípio, ela rodará somente por meio de conexões WiFi e cabeadas.
Outra novidade foi o anuncio da formação da Stadia Games and Entertainment, a divisão que ficará responsável na produção de jogos exclusivos.
Após tantos anúncios e novidades fica a dúvida, quando o serviço estará disponível?
A Google confirmou que o Stadia chega ao mercado ainda neste ano para Europa, Estados Unidos e Canadá. Por enquanto não temos previsão de quando o
A Google ainda não informou qual será a forma de acesso ao Stadia, se vendas individuais ou assinatura estilo Netflix e Spotify.