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Análise – God of War

Enfim aproveitando uma nova história de Cleiton!

Editado por: Romulo Almeida

God of war é um game de ação e aventura em terceira pessoa, com elementos de RPG e gênero hack’n slash desenvolvido pela Santa Monica Studios e distribuído pela Sony, lançado dia 20 de Abril de 2018 exclusivamente para PlayStation 4.

  • ENREDO:

Anos após a decisiva batalha entre Kratos e Zeus, Kratos decidiu levar uma nova vida distante de toda a vingança e sangue que o cercava na Grécia. Sendo assim o “herói” se estabeleceu na área nórdica onde teve um filho: Atreus.

Diferentemente dos games anteriores, este novo jogo não foca somente  na vingança obsessiva de Kratos e sim mostra o senso patriarcal de Kratos ao educar Atreus, além de todo o peso de suas ações no passado querendo evitar que seu filho siga por este caminho.

O jogo tem como principal objetivo levar as cinzas da mãe de Atreus até o ponto mais alto de uma montanha, um objetivo bem simples para um enredo, eu sei, porém nem tudo no jogo fluirá de maneira simples para favorecer Kratos.

Ao longo da jornada, a existência de Atreus é descoberta por Deuses nórdicos que tentarão a todo custo atrapalhar os heróis!

  • JOGABILIDADE:

Assim como os jogos anteriores, God of war 4 segue com as principais funcionalidades do gênero hack’n slash, como ataques leves, pesados, uso de escudo para defesa, correr e esquiva. E sim, neste novo jogo Kratos não pula (não fez diferença na gameplay).

Agora além de Kratos, você poderá dar ordens à Atreus para que ele utilize suas habilidades para auxiliá-lo durante as batalhas, portanto será muito interessante upar as habilidades de Atreus pois ele se tornará muito útil durante a jogatina.

Árvore de habilidades:

Este foi um item com bastante novidades para a jogabilidade, uma vez que o jogador poderá upar as habilidades de Kratos (Machado Leviatã Curta e longa distância e escudo) e as habilidades de Atreus com o arco e flecha e magias.

Árvore de habilidades de Kratos

 

Árvore de habilidades de Atreus

 

Assim como todo jogo com elementos de RPG, para fazer os upgrades em Kratos será necessário consumir uma certa quantidade de XP que é ganho ao matar inimigos e completar missões.

Modo Fúria:

Vindo dos outros jogos, Kratos também contará nesta sequência o modo fúria: Ataques especiais que tiram muito dano dos inimigos ao ser ativado.

Equipamentos:

Com um sistema com elementos de RPG, uma das maiores novidades dessa sequência foi o fato de poder customizar Kratos e Atreus, sendo que cada armadura equipada possuem status que melhorarão determinados atributos de Kratos, sendo:

  • Atributo de força: Aumenta a força de Kratos;
  • Atributo rúnico: Aumenta a força dos ataques rúnicos;
  • Atributo de defesa: Aumenta a defesa de Kratos;
  • Atributo de Vitalidade: Aumenta a vida de Kratos;
  • Atributo de sorte: Aumenta a sorte de Kratos em ganho de XP e Hacksilver;
  • Atributo tempo de espera: Diminui o tempo de espera para utilização de ataques rúnicos/ talismãs.

As armaduras também possuem uma divisão sendo: comum (verde), raro (azul), lendário (roxo) e épico (amarelo).

Layout dos equipamentos

 

Para montar o set completo de uma armadura o jogador deverá obter: Armadura de peito, manoplas e cinturão.

Encantamentos:

Além dos equipamentos o jogador poderá encontrar diversos encantamentos em missões, inimigos mortos e em baús e que deverão ser equipados junto à armadura de Kratos para dar um power up a mais nos atributos de Kratos, resistência contra veneno, congelamento e queimaduras e até mesmo vantagens contra certos tipos de inimigos!

Layout de equipamentos

 

Runas e punhos:

As runas, assim como os encantamentos, podem ser obtidos em missões, baús e matando inimigos específicos e deverão ser equipados junto às armas de Kratos, liberando assim ataques rúnicos, ataques esses que possuem suas peculiaridades e tempo de uso.

Os punhos são itens que podem ser equipados no machado para melhorar atributos de Kratos.

Layout de Runas!

Talismãs:

Os talismãs são itens que são equipados na armadura de Kratos e que, assim como os ataques rúnicos, poderão ser utilizados como um poder especial de Kratos e ao ser utilizado deverá aguardar um tempo para utilizar novamente.

Layout Talismã

Aprimorando equipamentos e armas:

Armaduras: Para aprimorar as armaduras de Kratos, o jogador deverá ir à loja dos anões ferreiros utilizar determinados materiais que podem ser obtidos de alguns inimigos e pagar uma quantidade de Hacksilver (moeda de jogo);

Armas: Para aprimorar armas, assim como as armaduras, o jogador deverá obter determinados itens e Hacksilver e levá-los aos anões ferreiros para realizar o upgrade;

Ataques rúnicos: Diferentemente das armas e equipamentos, as runas podem ser melhoradas apenas utilizando o XP obtidos em missões.

 

  • MUNDO DO JOGO:

Com um belíssimo mundo a ser explorado na mitologia nórdica o mapa do jogo, devido sua grandiosidade dá a falsa sensação que o jogador esteja em um mundo aberto, explorando ilhas, visitando cavernas, com certeza o jogador perde diversas horas explorando o que o mundo tem a oferecer.

Como funciona?

O mapa do jogo se divide em reinos da mitologia nórdica, sendo:

Midgard: Principal área em que o jogo irá ocorrer, conhecido como o Reino dos homens. Nesta área é onde a serpente do mundo (filho de Loki) habita e conforme o jogo avança diversas áreas que antes eram inundadas no lago dos nove ficam acessíveis;

Midgard

Alfheim: Esta é a segunda área que o jogador mais explorará depois de Midgard. Este reino é conhecido como o reino dos elfos brilhantes que vivem em guerra com os elfos escuros;

Alfheim

Helheim: Conhecido como o lar dos mortos, este reino é talvez um dos mais chatos a ser explorado, uma vez que possuem diversos inimigos de gelo que possuem resistência contra o machado de Kratos;

Helheim

Niflheim: Este reino na mitologia original seria o equivalente ao reino de Helheim, porém no game sofreu algumas alterações e ficou conhecido como o reino da escuridão e névoa. Este mundo só há duas coisas a fazer: fazer o desafio do labirinto para conseguir novas armaduras com os ferreiros e confrontar uma das 9 valquirias;

Nilfheim

Muspelheim: Conhecido como o reino do fogo, este reino é caracterizado por montes rochosos envoltos em lavas e assim como Nelfheim é uma área em que o jogador só tem dois objetivos: completar os desafios e enfrentar uma das nove valquírias;

Muspelheim

Jotumheim: Este reino é o lar dos já extintos gigantes e será o último reino a ser visitado por Kratos. Não é uma área extensa e sua visita até este local é para prosseguimento da história.

Os reinos de Asgard (Lar dos Deuses Aesir), Svartalfheim (Lar dos anões) e Vanaheim (lar da tribo dos Vanir) infelizmente neste jogo são áreas inacessíveis.

Sobre a árvore do mundo: 

Conhecida como Yggdrasil, essa árvore se localiza em Midgard e os reinos estão todos conectados à ela. Será através dela que o jogador poderá viajar entre os mundos pela bifrost;

  • COLECIONÁVEIS E DESAFIOS:

O jogo além de sua campanha conta com diversos colecionáveis e desafios para expandir ainda mais o tempo de gameplay.

Para os amantes dos colecionáveis, os jogadores terão a disposição:

  1. Busca de mapas e localização de tesouros;
  2. Busca de artefatos espalhados pelos mapas;
  3. Templos Jotnar que contém lendas nórdicas;
  4. Escrituras a serem lidas por Atreus para expansão sobre os mitos e acontecimentos nos reinos nórdicos.

Para os amantes de desafios, os jogadores encontrarão:

  1. Desafio em Nelfheim, onde o jogador deverá cruzar labirintos e farmar ecos de névoa para aquisição de armaduras;
  2. Desafio em Muspelheim, onde o jogador enfrentará hordas de inimigos onde cada desafio terá uma condição para ser completado;
  3. Fendas espalhadas pelo reino onde poderão ser encontrados diversos inimigos poderosos;
  4. Desafio das valquírias, este sendo com certeza o maior desafio do game, pois as valquírias são os inimigos mais poderosos do jogo;
  5. Localização dos corvos de Odin, são corvos verde que ficam sobrevoando ou parados em certas partes do mapa. Este é um desafio necessário para platina.
  • INIMIGOS:

O game conta com novos inimigos e bem diferentes do que estávamos acostumados da trilogia que conhecíamos.

  1. Draugr: Estes são inimigos primários e o que possuem mais variações, desde de ataques a curta/ longa distância, até para os mais pesados e velozes;
  2. Trolls: Gigantes que geralmente aparecerão como Boss secundários e são diversos tipos;
  3. Bruxas: Um dos inimigos mais chatos a se enfrentar, pois será necessário a flecha de Atreus atordoá-las para que Kratos consiga atacar. Assim como os trolls aparecerão dos mais diversos tipos;
  4. Ogros: Com aparência de gorilas e inferior aos trolls, são tão resistentes quanto. Este inimigo poderá dar um pouco de trabalho pois um vacilo pode tirar muito HP de Kratos;
  5. Lobos: Sempre atacando em bando, os lobos apesar de serem mais frágeis, se o jogador não tomar cuidado poderá sofrer ao combater os bandos;
  6. Elfos escuros: Kratos se envolverá na guerra entre os brilhantes e escuros e enfrentar os elfos escuros é um teste de paciência devido eles serem capazes de voar e se movimentar bem rapidamente;
  7. Devoradores de almas: Assim como os trolls serão Boss secundários, altamente blindados que o machado é inútil contra eles. A diferença é que os mesmos são boss opcionais;
  8. Homens de gelo: são inimigos genéricos vindos de Helheim em que sua blindagem de gelo fazem com que o machado de Kratos seja inútil contra eles.

Enfrentando os inimigos:

Para cada tipo de inimigo, o jogador deverá desenvolver uma estratégia e o mais importante: Lembra-se dos níveis que você sobe ao upar equipamentos? Exato, dependendo de seu nível você poderá ter problemas contraos inimigos mais poderosos!

  • PORQUE VALE A PENA JOGAR?

Com certeza este novo God of War é bem diferente dos anteriores, mesmo com um enredo simples já é bem mais elaborado do que os anteriores que apenas consistia em vingança. Existem muito mais sentimentos envolvidos neste jogo explorando o lado paterno de Kratos. O desenvolvimento dos laços de pai e filho e como suas forças aumentam durante a gameplay foi muito bem trabalhado.

Apesar de alguns ataques rúnicos serem apelativos e Kratos ficar bem forte ao longo que você upa suas habilidades, o jogo é desafiador na maior dificuldade.

O jogo oferece muito mais do que campanha para se fazer, explorar os reinos, buscar colecionáveis, completar desafios, buscar armaduras poderosas, fazendo com que a experiência e tempo de jogo se prolongue muito mais do que as 10 a 15 horas de jogo da antiga trilogia.

A ambientação é fantástica, retratando as características dos locais assim como na mitologia nórdica!

A jogabilidade melhorou muito e os combates ficaram bem dinâmicos até me surpreendendo!

  • QUAIS OS PONTOS NEGATIVOS?

Nem tudo é perfeito nesta nova aventura de Kratos, o jogo apresentam algumas falhas, porém nada que irá estragar sua experiência.

Vamos a lista dos pontos negativos:

1) Apesar do enredo ser o melhor elaborado entre todos da franquia, o mesmo continua bem simples e com diversos acontecimentos típicos de sessão da tarde que fará o jogador achar que sua própria vida não é tão ruim. Então lembre-se: Quando achar que está difícil pra você, para Kratos e Atreus sempre estará pior;

2) Fast travel: este foi um dos tópicos que mais me irritou durante a gameplay, pois ele não funciona da maneira que deveria. Viajando dentro da árvore do mundo o loading pode ser rápido como pode ser muito demorado, e na maioria das vezes será demorado;

3) Bugs: pode acontecer algumas vezes de inimigos se enroscarem em algumas partes do mapa, Kratos ser um the walking dead (hp acaba mas kratos buga como se estivesse vivo e o jogador terá que dar um load), há partes em que é nítida a queda de fps, bugs em que mesmo limpando a área dos inimigos Kratos não consegue abrir baús, bug de alternância de armas que Kratos acaba guardando as duas armas e acaba indo no soco mesmo. Enfim, o jogo contém bugs como qualquer outro jogo;

4) Partes desnecessárias: Durante a gameplay o jogador poderá notar que algumas partes que Kratos irá atravessar é pura encheção de linguiça, partes apenas para estender tempo de jogo que se fosse retirado ninguém sentiria falta;

  • NOTAS

Dados os pontos positivos e negativos acima, temos as seguintes notas:

Enredo: 7,5

Gráficos: 10

Tempo de jogo: 8,5

Trilha Sonora: 10

Jogabilidade: 9,0